DAVID RIBEIRO
@eudavidribeiro
Nos últimos anos, tornou-se corriqueiro no Brasil uma prática de submissão e de obediência á um determinado grupo político ou liderança populista e egocêntrica, que invariavelmente tem nos seus submissos, uma espécie de "torcida organizada" de time de futebol ou fã-clube de artista pop.
Esse cenário se torna pior quando fazemos um recorte para São Félix: a cidade presépio, que já foi vanguarda e protagonista de um dos mais importantes momentos da história do país, infelizmente parou no tempo nas últimas três décadas, sem crescimento, geração de emprego e renda, vivendo única e exclusivamente de migalhas e sendo refém do coronelismo.
A consequência disso é a idiotice (in)útil de se submeter à um político de estimação, com fanatismo exacerbado ao ponto de ter que proibir opiniões e fatos contrários á cartilha de idiota (in)útil, que é defender com unhas e dentes o seu político de estimação.
Hoje, questionei e teci críticas à um vídeo do principal responsável pela destruição e apequenamento da história centenária de São Félix em um determinado grupo de whatsapp, mas a essência fanática de idiota (in)útil e de marmita de político populista aflorou em um dos administradores do grupo, que apagou as críticas e fechou o grupo, proibindo assim as opiniões contrárias ao político do qual é vassalo, submisso e marmita.
À você, meu caro idiota inútil, só te digo uma única coisa: não adianta apagar mensagem, fechar grupo ou tentar me intimidar. Minha história de vida se confunde com a história da cidade, essa cidade da qual tenho o orgulho de carregar as cores, o hino e principalmente, de levar São Félix comigo aonde quer que eu esteja.
E diferentemente de você, que é um vassalo, um submisso e principalmente, marmitinha do pior secretário de saúde da história de Salvador, eu entro e saio de São Félix de cabeça erguida, sem precisar pagar pedágio ideológico pra picareta nenhum em São Félix, em Salvador, na Bahia, no Brasil e no mundo.
Voltarei essa semana para São Félix, celebrar o natal com os meus familiares, rever amigos e andar por esse lugar que tanto amo, que tanto sou grato por me fazer ser aquilo que sou e quero ver se você é isso tudo cara-a-cara, presencialmente.
(*) DAVID RIBEIRO é editor-chefe do site PRESÉPIO ON, radialista, narrador esportivo e assina semanalmente a coluna Painel.
Comentários
Postar um comentário