POR DAVID RIBEIRO
@eudavidribeiro
Reconhecida pela sua trajetória que se entrelaça com a história da Bahia, a Rádio Sociedade 740 AM/102.5 FM completou nesta segunda-feira (25), mais um ano de vida: o centésimo na história da emissora que foi pioneira, transformou e revolucionou a forma como se comunicar em nosso estado.
A emissora foi fundada no dia 25 de março de 1924 por acadêmicos, mas logo em seguida, foi adquirida pelo empresário Armando Correia da Rocha até chegar as mãos dos Diários Associados, na década de 1940.
Com a grave crise que rondava os D.A, culminando com o fim da Rede Tupi de Televisão e da Revista O Cruzeiro, o conglomerado de comunicação optou por vender a emissora e por consequência, também a TV Itapoan para o empresário Pedro Irujo, que já detinha a rádio Itapoan FM 97.5 na cidade e algumas poucas emissoras de rádio no interior do estado.
É exatamente nesta época que a emissora tem o seu momento áureo no ar, com grandes comunicadores que passaram e marcaram história pelo prefixo, tais como: Cláudio Amaral, Raimundo Varela, Othon Carlos e Ed Carlos, além da então equipe de esportes da emissora, que tinha dentre os seus componentes, o consagrado comentarista Armando Oliveira, os narradores Sílvio Mendes e Djalma Costa Lino, além dos repórteres Silva Rocha, Geníldo Lawinscky e entre outros...
No fim da década de 90, a Rádio Sociedade é vendida para a Igreja Universal do Reino de Deus, que além da rádio, também arremata a TV Itapoan, porém, a emissora mantêm sua programação de alta qualidade, porém, qualificando sua equipe com outros profissionais que também marcaram história neste prefixo: Raimundo Rui, Armando Mariane, Valdo Silva, Gil Dilon, Expedito Magrini, Maristella de Lima, Noel Tavares, Carlos Mota, Diniz Oliveira e Mário Tito. No esporte, houveram as chegadas dos irmãos narradores Raniere Alves e Toni Silva, dos comentaristas Martinho Lélis e Antônio Vieira, além dos repórteres Renan Rocha, Toni Carneiro e Manuel Messias. O plantão esportivo durante muitos anos esteve a cargo de Paulo Roberto.
Durante esses 100 anos, vários programas marcaram a história da Sociedade, tais como: Show da Manhã, Show do Cláudio Amaral, Sociedade Contra o Crime, Bate-Bola, Show de Notícias, Sociedade Alerta, Balanço Geral, Chutando a Bola, Vamos Acordar, Momentos Inesquecíveis, Esperando o Futebol e A Noite é Nossa relax.
Atualmente, a Rádio Sociedade tem o seu casting de comunicadores formado por Silvana Oliveira, Uziel Bueno, Adelson Carvalho, João Kalil, Valdo Silva, Mário Tito e Matheus Ramos. O esporte da Sociedade é gerido por Expedito Magrini, que tem ao seu lado na narração, os locutores Fabrício Cunha e Toni Silva; Pedro Sento Sé e Cáscio Cardoso são os comentaristas, nas reportagens Marcello Góis, Manuel Messias, Marcos Valença e Wilton Matos. Plantão esportivo é de Brenner Menezes.
FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Comentários
Postar um comentário