POR DAVID RIBEIRO
@eudavidribeiro
Após 7 longos anos, enfim, o Esporte Clube Vitória voltou a conquistar o Baianão após empatar por 1x1 com o Bahia, na tarde deste domingo (7), em partida realizada na Arena Fonte Nova, válido pelo jogo de volta das finais do estadual.
No primeiro tempo, houve um equilíbrio entre as equipes, com o Esquadrão tomando mais iniciativa, afinal, estava atrás do placar no agregado (o empate dava a vantagem ao Vitória de ser campeão). Porém, foi o Leão da Barra que abriu o placar na Fonte Nova: aos 13' minutos, após cruzamento de Patric Calmon (PK), a zaga do Bahia afasta parcialmente e ela acaba sobrando para Alerrandro, que acerta um bom chute, o goleiro Marcos Felipe do Bahia espalma e ela sobra para o zagueiro Wagner Leonardo, que sozinho, empurra pra rede: Vitória 1x0 Bahia.
O placar momentaneamente dava ao Vitória a tranquilidade, pois para o Tricolor, restaria marcar dois gols no tempo normal para forçar as penalidades máximas.
No entanto, após boa jogada individual de Biel pelo lado esquerdo de ataque, o atacante tricolor encontra Everton Ribeiro dentro da pequena área e aos 19' minutos da etapa inicial, o Bahia empata a partida: Bahia 1x1 Vitória.
Quando o Bahia já se animava para buscar a virada, eis que surge o lance que causou e vem causando polêmica nas redes sociais: após lançamento em profundidade de Matheusinho, Osvaldo que iria cara-a-cara com o gol, sofre falta fora da área. No campo, o árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade não marcou nada, porém, o VAR chama o árbitro para rever o lance e após a revisão do VAR, o árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade expulsou de maneira direta, com o cartão vermelho o volante Rezende, do Bahia. Fim de primeiro tempo: 1x1 no placar.
Já na segunda etapa, o Vitória volta melhor do que na etapa inicial. Construindo mais, criando mais chances de gols, porém com muitos erros nas tomadas de decisão e sem efetividade. Já o Bahia, criou também algumas boas chances, mas, também com inúmeros erros em tomada de decisão e de efetividade.
E o placar ficou inalterado: Fim de jogo na Fonte Nova, Bahia 1x1 Vitória.
Como o rubro-negro tinha a vantagem do empate, os comandados de Léo Condé acabaram conquistando após sete anos o título de campeão baiano, o trigésimo para a galeria de troféus do Vitória, que há meses atrás, havia conquistado o Brasileirão Série B do ano passado.
O próximo compromisso do Leão Barra será a estréia no Brasileirão Série A, contra o Palmeiras no Barradão, próximo domingo (14), ás 18h30 da tarde. Já o Bahia, estréia um dia antes, sábado (13), contra o Internacional, no Beira-Rio, também ás 18h30 da tarde.
FOTO: Victor Ferreira/ECV
Comentários
Postar um comentário