POR DAVID RIBEIRO
@eudavidribeiro
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu um passo significativo para a ampliação do diálogo com a comunidade ao inaugurar oficialmente o sinal de sua Rádio Educativa. A nova emissora integra a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e está sendo transmitida na frequência 87,1 FM. A UFRB é a primeira instituição a inaugurar a transmissão de uma rádio educativa nesta nova fase da expansão da RNCP.
Vale ressaltar que a emissora educativa está concessionada na cidade de Cruz das Almas, região do recôncavo baiano e terá um alcance significativo em toda a região, sobretudo também na RMS (região metropolitana de Salvador).
A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades como Georgina Gonçalves, reitora da UFRB; Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Octavio Pieranti, assessor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR); e Ana Lúcia Pereira, do Ministério da Educação (MEC). O evento de lançamento da Rádio Educativa UFRB aconteceu na quinta-feira (21), na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFRB.
Maíra Bittencourt explicou que, inicialmente, a rádio irá retransmitir a programação da Rádio Nacional, mas, em breve, começará a produzir conteúdo próprio para contribuir com a grade transmitida para todo o país. Segundo ela, a expansão das rádios universitárias fortalece a comunicação pública, pois "quem conhece a realidade local é quem pode fazer esse trabalho de comunicação com maestria". Octavio Pieranti também endossou essa ideia, ressaltando o papel das rádios universitárias no combate à desinformação e na promoção de uma discussão qualificada sobre grandes temas nacionais, "trazendo fatos reais".
FOTO: REPRODUÇÃO/UFRB
Comentários
Postar um comentário